Fundamentos da contabilidade
ESCOLA DE NEGÓCIOS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE
CURITIBA
2014
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Trabalho apresentado como requisito parcial à obtenção de nota, para o grau de Bacharel em Ciências Contábeis, referente à matéria de Fundamentos da Contabilidade, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.
Curitiba, 2014.
Orientador (a): Cássia Messias Pons Ayres
CURITIBA
2014
POSTULADOS CONTÁBEIS
Os postulados, comumente chamados de “PILARES DA CONTABILIDADE”, representam a base sobre a qual se desenvolve todo o raciocínio contábil. Envolve o ambiente e as condições em que a contabilidade deve atuar. Os postulados são proposições ou observações de certa realidade não sujeita a verificação e constituem a lei maior da contabilidade, pois definem o ambiente econômico, social e político no qual esta deve atuar, o seu objeto de estudo e a sua existência no tempo.
Os postulados são assim classificados:
A) Postulados Normativos – Definem que a contabilidade deveria fazer ou como deveria fazer. É necessária antes de tudo uma justificativa, uma explicação.
B) Postulados Descritivos – Descrevem e explicam por que e como a informação contábil deve ser apresentada aos usuários.
C) Postulados Ambientais – Definem o ambiente onde a contabilidade deve operar. São importantes, pois evidenciam o ambiente econômico, social e político onde se desenvolve a contabilidade. Subdividem-se em: Postulado da entidade e Postulado da Continuidade.
A questão do ambiente é que se uma empresa qualquer, para que ela atinja seus objetivos são necessários dois pressupostos básicos: A Existência e a Continuidade.
Postulado da Entidade: Considera que as transações da atividade econômica sejam mantidas separadas dos sócios que a compõe. Pode ser analisado de acordo com os