Fundamentos da computação
Lógica digital
Introdução
Um computador digital é uma máquina projetada
para armazenar e manipular informações representadas apenas por algarismos ou dígitos e que só podem assumir dois valores distintos, 0 e 1.
A informação binária é representada em um sistema
digital por quantidades físicas, sinais elétricos, os quais são gerados e mantidos internamente ou recebidos de elementos externos, em dois níveis de intensidade, cada um correspondente a um valor binário.
Introdução
Introdução
Internamente, um computador é constituído de
elementos eletrônicos, como resistores, capacitores e principalmente transistores.
Os transistores são, em geral, componentes de
determinados circuitos eletrônicos, chamados circuitos digitais, são formados de pequenos elementos capazes de manipular grandezas apenas binárias.
Introdução
Esses pequenos elementos referidos são conhecidos como
portas lógicas, por permitires ou não a passagem desses sinais, e os circuitos que contêm as portas lógicas são conhecidos como circuitos lógicos.
Uma porta lógica é, então, um elemento de hardware que
recebe um ou mais sinais de entrada e produz um sinal de saída, cujo valor é dependente do tipo de regra lógica estabelecida para a construção do referido circuito.
Introdução
Em resumo:
Um computador digital é construído contendo uma infinidade de circuitos lógicos ou portas, convenientemente distribuídos e organizados, de modo que alguns servirão para armazenamento de valores, outros permitirão e controlarão o fluxo de sinais entre os componentes e outros serão utilizados para realizar operações matemáticas.
Portas e operações lógicas
Há diversos tipos de portas lógicas, cada uma delas
capaz de implementar uma operação ou função lógica específica. Uma operação lógica realizada sobre um ou mais valores lógicos produz um certo resultado conforme a regra definida para a específica operação lógica.