Layout
Para o renomeado Chizzotti o estudo de casos originou-se em Malinowski e na Escola de Chicago teve seu uso ampliado para estudos de eventos, processos, organizações,
Segundo Gil5, sua origem é bastante remota e se relaciona com o método introduzido por C.C Laugdell no ensino jurídico nos estados unidos .Atualmente e dotado em diversas áreas podendo ser vistos em casos clínicos, metodologia ,ou modalidade de Pesquisas.
A diferentes posicionamentos, das origens de estudos de casos na literatura mundial contemporânea e autores com posições diversas que se destaca como Goode et hatt.
Para Goode et hatt e um meio de preservar os objetivos ensinados, valendo lembrar que qualquer objeto e um a construção mental. Conseqüentemente o estudo do caso pretende investigar as características do aprendizado da pesquisa. O caso se torna exemplar quando e significativo. Completo e apresenta evidencias para ser elaborado de uma maneira atraente . De acordo com o autor Lino Rampazzo, do livro Metodologia Científico estudo de caso é a pesquisa sobre um determinado individuo família, grupo ou comunidade para examinar aspectos variados de sua vida.
A prática do estudo de caso está ligada a psicoterapia, caracterizada pela reconstrução da história do individuo, bem como ao trabalho dos assistentes sociais junto a indivíduos, grupos e comunidades.
Por exemplo, “um juiz pede um "laudo técnico" da assistente social para verificar se o pai que nega a pensão alimentícia tem condições de