Fundamentos da bioquimica
2- Como no catabolismo ocorre a degradação de substâncias complexas em simples, liberando ATP, ela está de acordo com a 2ª lei da termodinâmica. Porém é necessário a síntese para a oxidação acontecer. E, acoplando as duas, o organismo fica organizado, superando a 2ª lei da termodinâmica.
3- Mutações gênicas, mecanismos para sentir e responder às alterações no seu ambiente, capacidade de autorreplicação e automontagens precisas e capacidade de se alterar ao longo do tempo por evolução gradual.
4- Alto grau de complexidade química e organização microscópica, sistemas para extrair, transformar e utilizar a energia do ambiente e funções definidas para cada um dos componentes de um organismo e interações reguladas entre eles.
5- A prescrição dietética contribui para prevenir doenças e promover, manter, reabilitar e recuperar a saúde nos planos individual e coletivo, visando desenvolvimento, crescimento, manutenção, reprodução e proteção contra as ameaças de perda da homeostase. Ela é feita através de um plano alimentar, relacionando produtos de origem vegetal e animal, naturais ou processados que contenham os nutrientes prescritos na dieta.
6- Todas as reações de combustão dependem da presença de oxigênio. O O2 é usado por animais e plantas na respiração anaeróbia e o CO2, junto com as moléculas de água, promove a fotossíntese realizada pelos autótrofos. Ou seja, sem o oxigênio as células não produziriam energia e morreriam. O tamanho da célula interfere nesse processo porque quanto menor a célula, maior e mais rápida será a interação das moléculas presentes.
7- Sim, pois os organismos organotróficos adquirem energia alimentando-se de outros organismos