Fundamentos da administração
ADMINISTRAÇÃO
• TEORIA DA BUROCRACIA • TEORIA DE TRANSIÇÃO
TEORIA DA BUROCRACIA
Max Weber (1864-1920), Sociólogo Alemão foi o criador da Sociologia da Burocracia. Foi professor por vários anos de Universidades de Friburgo e de Heidelberg e ficou famoso pelas Teorias das estruturas de autoridade. Anos depois com a tradução de seus livros os Estados Unidos tomou posse da Teoria da Burocracia aplicando em seus processos.
ORIGENS DA TEORIA DA BUROCRACIA
A Administração burocrática se originou na Europa no início do século XX, como alternativa ás teorias conhecidas, visto que buscava a racionalidade técnica requerida para projetar e construir um sistema administrativo baseado no estudo exato dos tipos de relacionamentos humanos necessários para expandir a produtividade. A Teoria da Burocracia se originou também da necessidade de organização das empresas, que cresciam em tamanho e complexidade de operação. Era necessário um modelo de organização racional que abrangesse muitas variáveis envolvidas e também o comportamento dos participantes, aplicável não só á fábrica, mas a todas as áreas e formas de atividades das empresas. Burocracias são encontradas na política, na religião, nos negócios, no militarismo, na educação e em muitas outras organizações. A burocracia como forma de organização das atividades humanas é muito antiga; entretanto, como teoria desenvolvida, como objetivos específicos, só surgiu com Max Weber.
A BUROCRACIA DE WEBER
Divisão de trabalho: as atividades são desmembradas em tarefas simples, de tal modo que qualquer pessoa, de qualquer tipo de organização, poderia se tornar especializada em um tempo mínimo; Hierarquia de autoridade: posições ou empregados são organizados de modo a formar hierarquia (cadeia de comando) na qual a organização está estruturada. Racionalidade: todos os membros da organização são selecionados com base na qualificação técnica para um desempenho