Fundamentos da administração
Elaboramos este manual com o intuito de facilitar os procedimentos de limpeza e tratamento químico/físico de piscinas, promovendo a conservação da piscina e o lazer saudável dos banhistas. Você terá disponíveis conceitos técnicos especializados e direcionados ao auxilio nas resoluções de problemas como por exemplo qualidade da água de sua piscina, equipamentos de filtragem e descontaminação entre outros. Esperamos contribuir através da elaboração deste e sugerimos a leitura com atenção pretendendo com isso somar o máximo possível em sua tranqüilidade e qualidade de vida. Desejamos boa leitura!
Este manual é direcionado aos nossos clientes com produtos vendidos pela nossa empresa.
IMPORTÂNCIA DAS PISCINAS
Dois aspectos básicos devem ser ressaltados: A importância social e a importância sanitária.
IMPORTÂNCIA SOCIAL:
A piscina é considerada um local de encontro nas residências, escolas, prédios, condomínios, clubes, etc. Além disso constituir-se em elemento arquitetônico importante nos dias atuais. A natação é encarada como um elemento necessário à saúde, à recreação e ao equilíbrio psico-fisiológico. (Macedo, 2003)
IMPORTÂNCIA SANITÁRIA:
A importância sanitária esta vinculada quando a utilização de piscinas coloca a saúde dos banhistas em risco, que envolvem a transmissão de doenças e os acidentes (contusões, afogamentos, etc...). A maior facilidade da transmissão de doenças se prende ao fato das mucosas e pele apresentarem menor resistência por causa das imersões prolongadas e do atrito com a água. Outro aspecto de importância na transmissão de patologias é a qualidade da água da piscina, que, com um tratamento inadequado, não se assegura a redução de sua flora bacteriana a níveis considerados seguros. A manutenção da qualidade da água é a principal forma de impedir a transmissão de doenças aos banhistas, sendo a desinfecção a etapa mais importante para garantia da qualidade microbiológica da água.