Negociação
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ITUIUTABA
2012
Segundo o artigo, podemos observar que Herb Cohen é especialista nos vários aspectos de negociação, e com isso, pode-se frisar a importância das negociações na sociedade como um todo.
Muitas vezes, as pessoas não percebem as oportunidades do aprendizado para exercer maior domínio sobre o dia-a-dia de suas vidas. Na negociação em família, é sempre bom não esquecer, que as decisões são voluntárias, uma maneira de livre escolha para conciliar as diferenças. O objetivo é levar a outra parte do “não” ao “sim”. A negociação é também algo transcultural, ou seja, entrar no mundo de outra pessoa, compreender preocupações, interesses, necessidades, valores e prioridades.
Para ter calma e controlar reações é necessário que o interlocutor compartilhe de boa vontade o que tem, para facilitar a conquista do sim. Outro ponto importante para negociação é ter respeito pelo lado contrário, admitir erros também faz parte da estratégia. Dessa forma, para conseguir sucesso nas negociações, primeiramente é preciso, investir suficientemente no processo, despender tempo e energia. Em segundo lugar, fornecer bases de comparação. Em terceiro lugar, começar com concessões relativamente grandes e terminar com as menores de modo a indicar a proximidade da posição final. E, em quarto lugar, conseguir o envolvimento da outra parte e oferecer opções ou escolhas, como as pessoas sempre apóiam aquilo que ajudaram a criar, é sempre desejável que o outro lado participe do processo.
Nas negociações de empresas, em geral os maiores fracassos acontecem pela hostilidade (atitude), ou seja, aquisição hostil de empresas. A abordagem da parte que está tentando obter o controle da empresa e adquiri-la. Para uma boa negociação é importante que se conheça a cultura do país, entenda como a economia daquele país funciona, porque esses fatores afetam