Fundamentos Cient ficos do Estudo de Caso
Estudo de Caso
ANDREA PRAUDE, HUGO CARVALHO, IVANA
XAVIER, LUNARA BENTO E MARIANA
MORAES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNU AP. DE GYN
ABRIL 2014
Objetivos
Após a apresentação deste trabalho, você saberá
Reconhecer a diferença entre pesquisa em ciência natural e ciência social referente aos critérios para lhes conferir cientificidade Reconhecer a aplicabilidade dos estudos de caso no contexto dos paradigmas positivista, dialético e interpretativista
Discutir a aplicabilidade dos critérios de objetividade, precisão, operacionalidade, credibilidade e transferibilidade nos estudos de caso.
Objetivos
Analisando os resultados da pesquisa científica, uma
das primeiras questões abordadas é o fato de que se refere a qual fundamentação científica, pois sabendo disso, saberemos se é merecedora de créditos. Por esse motivo as pesquisas apresentam uma metodologia utilizada.
Esse resultado positivo sobre as pesquisas é influenciado pela natureza do delineamento, pois correspondem ao chamado “padrão ouro” no campo da investigação científica.
Objetivos
Já o estudo de caso ainda são considerados como os
“parentes pobres” da família dos delineamentos de pesquisa, pois não existe uma norma universalmente aceita para seu planejamento e execução.
Surge então a necessidade de discussão acerca dos fundamentos científicos do estudo de caso
Os estudos de caso e os paradigmas de pesquisa
Os paradigmas podem ser definidos como modelos
ou representações de um padrão a ser seguido, pois são esses paradigmas que fornecem aos pesquisadores as referencias iniciais para o desenvolvimento do estudo de caso.
Os pesquisadores podem se identificar mais com um do que com outro e essa identificação pode influenciar a percepção dos pesquisadores como diferentes delineamentos de pesquisa.
Os estudos de caso e os paradigmas de pesquisa
Podem ser identificados 3 tipos de paradigmas de
pesquisa científica:
Paradigma Positivista