Fundamentação teórica - Pará e Goiás
Etnografia:
Pará:
Definição
Uma das 27 unidades federativas do Brasil, e segunda maior delas em território, com uma área de 1.248.042,515 km², 13º maior subdivisão mundial e ocupa centro da região norte. É também o estado mais populoso da região norte, é dividido em 144 municípios, que contem área média de 8 664,50 km². Sendo o maior município Altamira com 159 696 km², e o menor Marituba, com 103,279 km². Tendo como capital o município de Belém, que em sua região agrupa cerca de 2,3 milhões de habitantes, sendo a região metropolitana mais populosa da região Norte. Outras cidades importantes do estado são: Ananindeua, Santarém, Castanhal, Abaetetuba, Altamira, Barcarena, Cametá, Itaituba, Marituba, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Redenção e Tucuruí. Com relevo baixo e plano; 58% do território se encontram abaixo de 200 metros, e com altitudes elevadas a 500 metros nas seguintes serras: Serra dos Carajás, Serra do Cachimbo e Serra do Acari.
O estado é subdividido em 22 microrregiões e mesorregiões. Seus limites são com o estado do Amapá a norte, Roraima a noroeste, Amazonas a oeste, Mato Grosso a sul, Tocantins a sudeste, Maranhão a leste; além do Suriname e Guiana ao extremo norte.
Cultura
O que chama atenção no paraense é a forma de falar, cantar, dançar até mesmo o modo de se vestir com cores, texturas e formatos variados que concebem a rica e diversificada cultura do Pará. Apesar das influências do resto do país, o paraense mantém o gosto pelas coisas da terra.
As quadrilhas e as comidas típicas dão às cidades paraenses um charme especial com o colorido das bandeirinhas de São João no mês de julho. No interior do Estado, é comum ouvir estórias encantadas do Boto e da Matinta Perêra. O imaginário da região é povoado