Portugues
Educação Física Bacharelado
PÃO E O CIRCO
Servio Antonio
Centro Universitário Claretiano
VITÓRIA
2014
Relações entre o “pão e o circo” pode estabelecer com o lazer na sociedade atual
POLÍTICA DO PÃO E CIRCO
O esporte e o lazer como fenômeno social de características universais constitui-se numa verdadeira forma de cultura e reflete valores políticos e ideológicos da sociedade. O esporte e a atividade física podem preparar o indivíduo para uma ocupação sadia do tempo livre. O conceito de lazer é carregado de pilares construídos ao longo da história sobre os quais as representações e significações do lazer foram e vão sendo construídas com o passar dos anos.
Portanto, é de grande importância a reflexão e apreciação da condição humana e a compreensão de como os seres humanos constroem, influenciam e são influenciados por seus mundos e as culturas. Faz-se necessário um estudo que busque pensar esta relação entre indivíduo, sociedade, cultura, lazer e representações; uma convergência com a História da Educação Física e o desenvolvimento das políticas de esporte e lazer. Algumas questões que emergiram de nossas discussões, em momentos futuros, poderão ser respondidas: identificar como o atual governo tem influenciado as práticas do esporte e lazer; discutir o esporte como mercadoria e difusão do atual sistema econômico; conscientizar os profissionais da área de qual é o verdadeiro “sentido” da Educação Física e do Esporte, evitando o reprodutivismo da mesma; verificar se estes tipos de propostas de políticas como o “Esporte e lazer da Cidade”, “Bolsa Atleta”, “Segundo Tempo”, etc.
Estão servindo aos interesses do governo, como uma política de “pão e circo”, faz–se necessário esclarecer o quão importante se faz uma política de conscientização da população, para que esta não seja capturada por políticas