Fundada 1949 em Caxias do Sul
A empresa destaca-se das demais empresas brasileiras devido ao seu avançado grau de internacionalização, reconhecimento internacional da marca, práticas de governança corporativa, e profissionalismo na gestão. Os fatores críticos para o sucesso da Marcopolo estão relacionados às suas estratégias de negócios e estratégias operacionais.
A estratégia da Marcopolo no mercado brasileiro tem como vantagem competitiva a diferenciação, entendida como capacidade da empresa atender às necessidades específicas dos clientes (customização). Esta diferenciação é reforçada pelo design atraente dos produtos, pela oferta de uma ampla linha de produtos, pela existência de uma ampla rede de comercialização e de assistência técnica, e pelo estreito relacionamento com clientes. Através da definição de negócio, a empresa busca soluções e serviços para o transporte coletivo, o que vai permitir a empresa agregar mais valor aos clientes, pela oferta de soluções completas. Analisando a estratégia de internacionalização da Marcopolo, verifica-se que inicialmente a empresa foi levada a internacionalizar-se devido a sua localização geográfica, o que facilitou a comercialização dos seus produtos para os países do MERCOSUL e da América Latina. Em seguida, a empresa passou a atender aos mais diversos mercados internacionais, principalmente aos do terceiro mundo, aproveitando suas vantagens competitivas para produzir carrocerias customizadas.
Destacam-se como fontes de sucesso a capacidade de montar ônibus em diversos países a partir de produção centralizada de partes e componentes, o conhecimento sobre o mercado internacional e a capacidade de resposta rápida a demanda com base em estoques baixos. As