Estresse Trabalho
O estresse patológico surge como uma consequencia direta dos persistentes esforços adaptativos da pessoa e de cada situação. Seria impossível, e ao mesmo tempo extremamente indesejável eliminar completamente todos os tipos de estresse. Fisiologicamente a ausência total do estresse equivale a morte. O que devemos fazer é reduzir os efeitos danosos do estresse.
A seguir, no texto abaixo iremos nos aprofundar neste assunto.
2 DESENVOLVIMENTO O estresse pode ser definido como a soma das respostas físicas e mentais causados por determinados estímulos externos, os estressores, que permitem ao individuo superar determinadas exigências. Pode ser causado por ansiedade e até mesmo depressão. Um dos sintomas mais comum do estresse é a dificuldade das pessoas dizerem “não”, a falta de praticar exercícios físicos, a baixa auto estima, a falta de organização, entre outros.
Esses fatores podem ser o choro ecessivo sem saber os motivos, a dificuldade de se expressar, o trabalho e até dentro da própria casa. De acordo com as pesquisas realizadas, três profissionais foram entrevistadas, sendo que duas se identificaram com a possibilidade de desenvolver o estresse, pois é natural se estressar com as adversidades do dia a dia, desde que não seja crônico. Durante a pesquisa com a terceira profissional entrevistada, foi constatado que já esta em fase inicial do estresse, onde é necessário um pouco mais de atenção para que não complicar no futuro. O estresse é dividido em três fases: a fase do alarme, resistência e exaustão.
A fase do alarme, todas as reações do corpo ao estresse se fazem sentir. É a fase em que percebemos o coração bater mais rápido, assim como a respiração, nos sentimos nervosos e a mente agitada.
Na fase da resistência o estresse continua por um tempo suficiente, o corpo acaba se habituando e surge uma fase de adaptação, que é conhecida como resistência.
Já a fase da exaustão começa a ser prejudicial fisicamente e mentalmente, o sistema