Caxias do Sul - polo industrial
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
GEOGRAFIA ECÔMICA
Relatório de Saía de Campo
Caxias do Sul – Polo industrial
Pelotas - RS, 02 de julho de 2014.
A Caxias do Sul Industrial
Introdução:
A saída de campo ocorreu no dia 14 de junho e percorreu a área industrial de Caxias do Sul e arredores, Caxias é um município pertencente ao estado do Rio Grande do Sul situada na depressão central do estado onde o planalto é fragmentado em vales cortados por pequenos cursos de água, oque resulta em uma topografia bastante acidentada. O percurso foi feito entre os principais pontos e polos de produção industrial da região, assim como o centro da cidade de Caxias, passou pelas sedes de grandes grupos multinacionais, como o Grupo Randon, uma das maiores empresas atuantes no ramo automobilístico, entre outras, visando o conhecimento e entendimento da forte industrialização, decorrente de sua trajetória histórica, presente na região.
1º Ponto de Exposição: Tramontina
”Logo da Tramontina”
A Tramontina é uma metalúrgica de origem brasileira que atua no mercado mundial e é uma das melhores do gênero, desde 1911, teve seu início quando Valentin Tramontina chega a cidade de Carlos Barbosa e abre uma pequena ferraria em um local alugado, Valentin que era filho de italianos e natural de Santa Bárbara (RS) investe e trabalha arduamente junto com sua esposa Elisa De Cecco, e logo amplia os negócios e transfere a sede de sua empresa para um local maior e mais adequado.
“Ferraria Tramontina em Carlos Barbosa (RS) em 1911.”
Em 1930 a empresa lança um canivete chamado na época de “Canivete Santa Bárbara”, o produto fez grande sucesso exigindo que fosse fabricado em escala considerada grande para a época, começa assim a produção em massa da empresa. Por volta de 1940 a administração da empresa passa para as mãos de Ivo Tramontina e Ruy J. Scomazzon, que foram de suma importância para o