fundacoes
A Agenda 21 Global, foi um documento produzido e assinado por 179 países, como resultado do acordo encontrado da conferencia das nações unidas para o desenvolvimento, no ano de 1990 no Rio de Janeiro. Esse documento estabeleceu a importância de todos os pais a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pelo qual, governos, empresas, organizações não governamentais e todos os setores da sociedade, poderiam cooperar no estado de soluções para problemas socioambientais.
Na Agenda 21 Global são abordados praticamente todos os assuntos relacionados com a temática do desenvolvimento sustentável, dentre os quais podem ser destacados: as questões demográficas; a crescente urbanização e seu impacto em setores como habitação, saneamento e poluição atmosférica e hídrica; o uso do solo e agricultura; a produção, consumo e distribuição de energia; a organização dos sistemas de transportes, especialmente coletivos; a produção e transferência de tecnologias; a disposição dos resíduos; a preservação dos oceanos; a mudança dos padrões de produção e consumo; a inclusão de grupos sociais excluídos ou discriminados; o combate e erradicação da pobreza; dentre outros.
Capítulo 27
Fortalecimento do papel das organizações não-governamentais: Parceiros para um desenvolvimento sustentável.
A implementação de práticas de sustentabilidade na construção civil é uma tendência crescente no mercado. Sua adoção, passou a ser recorrência quando “falamos” de infraestrutura, construção civil e suas variáveis. Diferentes multiplicadores, tais como governos, consumidor final, investidores ou associações, pressionam o setor da construção a incorporar essas práticas em suas atividades.
Para tanto, o setor tende a se engajar cada vez mais. As empresas, juntamente com as organizações nao-governamentais, devem se unir e mudar as formas de gerenciamento de suas obras. Elas devem fazer uma agenda de capacitação progressiva de