funcionario público
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE III – AS ORGANIZAÇÕES
DEZEMBRO – 2014
BRASILEIA – AC
WAGNER DAVID DA SILVA RODRIGUES – 21255744
ATIVIDADE III – AS ORGANIZAÇÕES
DEZEMBRO – 2014
BRASILEIA – AC
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo descrever o entendimento sobre as diferenças entre os aspectos formais e informais das organizações, apresentando ainda alguns dos elementos que os compõem.
DESENVOLVIMENTO
ORGANIZAÇÃO FORMAL
Para melhor compreensão acredito que seja necessário entendermos melhor o que vem a ser ORGANIZAÇÃO, segundo o dicionário Organização é uma palavra originada do Grego "organon" que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. De um modo geral, organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos.
Já Organização Formal é toda e qualquer estrutura de relações profissionais entre pessoas, planejada no sentido de facilitar a realização dos objetivos globais da organização. A organização formal é a organização oficialmente adotada e é geralmente caracterizada pelo organograma e pelos manuais de organização. Os principais aspectos apresentados pela organização formal são: Os órgãos, como departamentos, divisões, seções, setores etc. Os cargos, de diretores, de gerentes, se supervisores, de funcionários, de operários etc. A hierarquia de autoridade, como autoridade e responsabilidade previamente definidas. Os objetivos e os planos definidos para alcançá-los adequadamente. A tecnologia, que constitui o modo de realizar o trabalho dentro da organização.
A organização formal espelha a maneira lógica e racional como a organização se estrutura a fim de coordenar e integrar os esforços de todos os membros.
A Organização Formal refere-se ainda, ao padrão de organização determinado pela