Funcionamento mental dinheiro e trabalho
VERA RITA DE MELLO FERREIRA
RESUMO: Um breve sumário das idéias contidas no livro "O Componente Emocional – funcionamento mental e ilusão à luz das transformações econômicas no Brasil desde 1985", é apresentado, traçando a trajetória que parte da experiência clínica do psicanalista, e chega num trabalho acadêmico de observação dos fatores emocionais que envolvem a relação com mudanças econômicas, dinheiro, e suas repercussões na administração da vida profissional. O texto procura reunir subsídios para sustentar uma afirmação como a de psicólogos econômicos ingleses, segundo os quais 'a economia é um assunto sério demais para ser deixado a cargo somente de economistas'[2], e apresenta a contribuição específica que o psicanalista poderia oferecer. Idéias da Psicanálise, da Filosofia da Ciência, e dos chamados 'novos paradigmas' que se propõem a examinar a realidade são apontadas, enquanto o enfoque prático desse embasamento, sob a forma de uma consultoria, é descrito como alternativa de transformação de aspectos da realidade interna que se refletem na realidade externa. O ponto central é situado na capacidade para tolerar os aspectos insatisfatórios da realidade, e chegar a pensar em como transformá-los, ou, não se dispondo dessa condição, permanecer na ilusão.
PALAVRAS-CHAVE: administração; alucinação; análise; capacidade de pensar; consultoria; dinheiro; emoção; frustração; ilusão; inflação; impulso de morte; observação clínica; pensamento; percepção; Plano Real; princípio do prazer; princípio da realidade; realidade psíquica; satisfação; tensão; teste da realidade; trabalho; transformação.
O INÍCIO
Ao longo dos últimos 5 anos, procurei desenvolver um estudo que pudesse contemplar algumas questões que já de há muito vinham chamando minha atenção.
Como sempre acontece com um psicanalista, é a experiência que ‘levanta a lebre’ – no meu caso, foi a observação clínica daquilo que