Funcionalismo
1. Conceito
Escola de psicologia que enfatiza os atos e processos mentais como objeto de estudo da psicologia, em contraste com as escolas estruturalistas, que destacam os conteúdos conscientes. O ponto de vista funcional sustentou que a mente deve ser estudada em função de sua utilidade para o organismo,tendo em conta a adaptação ao seu meio. Refere-se ao funcionamento da mente e ao uso que o organismo faz dela para adaptar-se ao ambiente. Por outras palavras, o estudo definirá "para que é" a mente e não "o que é" a mente. Como o próprio nome indica, interessa-se pelo funcionamento da mente. Os funcionalistas estudavam a mente não do ponto de vista da sua composição (uma estrutura de elementos mentais), mas como um aglomerado de funções ou processos que levam a consequências práticas no mundo real.
1.1 Método
Evidencia-se a ênfase nos testes, na aprendizagem , na percepção e em outros processos funcionais que ajudam a nossa adaptação e nos ajustam ao ambiente .
O principal interesse dos psicólogos funcionalistas, era a utilidade dos processos mentais para o organismo nas suas permanentes tentativas de se adaptar ao meio ambiente. Funcionalismo permitiu que os psicólogos combinassem o método da introspecção(auto-observação e auto relato) com outras técnicas de obtenção de dados, como a pesquisa fisiológica ,testes mentais , questionários e descrições objetivas do comportamento.
Francis Galton
Era dotado de uma extraordinária inteligência(um QI estimando em 200) e riqueza de ideias originais. Nasceu em 1822 em Birmingham, Inglaterra. Aos 16 anos, pela insistência de seu pai, começou a estudar medicina porém logo após a morte do pai , ele começou a fazer viagens por toda a África e publica um livro com histórias sobre suas viagens, que tinha como objetivo incentivar o nascimento de indivíduos mais notáveis ou mais aptos na sociedade e desencorajar o nascimento dos inaptos. Argumentava que os seres humanos, assim como os
animais