Funcionalismo
CURSO DE LETRAS
LINGUÍSTICA: FUNCIONALISMO
TUTORA: SUSY ANNE ALMEIDA CABRAL
ALUNO (A): VILANI HONORATO DO NASCIMENTO
Atividade de Portfólio
1. Segundo o funcionalismo holandês, um modelo de gramática funcional deve permitir uma visão mais adequada da forma como as línguas naturais se organizam. Por esse motivo, deve tal modelo apresentar três tipos de adequação. Cite e comente-os.
De acordo com Dik, os três tipos de adequação são: Adequação tipológica, adequação pragmática e adequação psicológica.
Para que uma teoria apresente adequação tipológica, é necessário que ela se volte, de forma sistêmica, para as similaridades e diferenças existentes entre as línguas naturais, integrando estudos relativos à forma, ao sentido e ao uso. A adequação pragmática de uma teoria relaciona-se à integração da gramática (descrição e explanação das expressões linguísticas) numa teoria pragmática mais ampla da interação verbal. A adequação psicológica reside na capacidade de relacionar os comportamentos linguísticos com os modelos psicológicos da competência linguística; em outras palavras, a gramática deve ser vista como uma construção composta de um modelo de produção, um modelo de interpretação e de um estoque de elementos e princípios usados nos modelos de produção e de interpretação.
MÁRCIA TEIXEIRA NOGUEIRA – UFC CONSIDERAÇÕES SOBRE O FUNCIONALISMO LINGÜÍSTICO: PRINCIPAIS VERTENTES P. 33
2. Por que o modelo da Gramática Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE) é visto como uma expansão do modelo da Gramática Funcional (SIMON DIK)? Discorra sobre as diferenças essenciais entre eles? Na obra The architecture of a functional Grammar, Hengeveld (2000), propõe a expansão de uma gramática da frase, para uma gramática funcional do discurso (GFD). Muitos motivos o levaram à isso, Inicialmente, Existem fenômenos linguísticos que só podem ser explicados em termos de unidades maiores que a frase em si mesma, exemplos: formas verbais