Funcionalismo Slide
O que é?
Foi o primeiro sistema de psicologia exclusivamente americano. Enfatiza os atos ou processos mentais como objeto de estudo da psicologia. Sustenta que a mente deve ser estudada em função de sua utilidade para o organismo, tendo em conta a adaptação ao seu meio. Por outras palavras, o estudo definirá "para que é" a mente e não "o que é" a mente.
Principais características
Estava interessada em processos psicológicos ou operações, em vez de conteúdo. Não se restringia a um único método, aceitava outras metodologias, por consequência, ampliando a área de estudos da psicologia americana (os principais métodos eram de introspecção e método comparativo).
Não houve uma psicologia funcional única; destacada sua diversidade, todas buscavam o estudo das funções da consciência. Posteriormente o interesse cairá sobre a aplicação da psicologia aos problemas cotidianos, ao comportamento e à adaptação ao ambiente.
Movimento responsável pela evolução da psicologia aplicada nos EUA.
Os precursores do Funcionalismo
Charls Darwin
Francis Galton
Willian James
As principais escolas do Pensamento Funcionalista
A Escola de Chicago
JOHN DEWEY ( o conceito de arco reflexo )
JAMES ROLLAND ANGELL ( Campo e esfera de ação da psicologia funcional)
HARVEY A. CARR (o amadurecimento do funcionalismo )
Universidade de Columbia
ROBERT SESSIONS WOODWORTH
Críticas ao Funcionalismo
- Definição de funcionalismo (ambígua)
- Questões metodológicas
- Ciência Pura x Ciência Aplicada
Contribuição do Funcionalismo
- Incorporação da pesquisa do comportamento animal como área de estudo da
Psicologia;
- Incorporação de estudos sobre bebês, crianças e adultos com problemas mentais. - Uso de outras metodologias que complementavam os resultados
(questionários pesquisas fisiológicas, testes mentais, descrições objetivas de comportamentos). - Ênfase na aplicação dos métodos e das descobertas da Psicologia na solução de problemas práticos.