Fun Oes Organicas
Identificação das Funções Orgânicas
As funções orgânicas são grupos de compostos orgânicos que possuem propriedades químicas semelhantes em razão da presença do mesmo grupo funcional em sua estrutura.
As propriedades dos compostos orgânicos dependem do grupo funcional que está em sua cadeia
Já imaginou se você fosse em um supermercado e encontrasse todas as seções misturadas? Frutas nas mesmas prateleiras que produtos de limpeza, bebidas misturadas com produtos de higiene pessoal, enfim, seria realmente uma bagunça e ficaria muito mais difícil encontrar os itens da sua lista de compras, não é mesmo?!
Esse exemplo mostra-nos que separar itens semelhantes em grupos específicos facilita a nossa vida. Essa mesma ideia aplica-se ao estudo das substâncias químicas, pois a separação em grupos torna mais fácil o estudo desses compostos. Por exemplo, a Química Inorgânica possui as funções inorgâncias, que são os grupos ácidos, bases, sais e óxidos.
De modo similar, a Química Orgânica possui funções orgânicas que são grupos de compostos orgânicos que possuem propriedades químicas semelhantes, ou seja, diante de determinadas substâncias e condições específicas, os compostos pertencentes a uma mesma função orgânica comportam-se de maneira muito parecida.
Essa semelhança no comportamento químico está ligada à presença do mesmo grupo funcional. Podemos definir grupo funcional como um agrupamento de átomos que aparece na estrutura da cadeia carbônica e que é responsável pela semelhança no comportamento químico de uma série de compostos.
A seguir apresentamos as principais funções orgânicas, o grupo funcional que identifica cada uma, as regras de nomenclatura segundo a IUPAC e exemplos de compostos pertencentes a essas funções:
1- Função Orgânica: Hidrocarbonetos;
- Grupo Funcional: Possui somente átomos de carbono e hidrogênio: C, H;
- Nomenclatura: Prefixo + infixo + o;
- Exemplos: Metano, butano,