Como descartar resíduos sólidos industriais sem afetar o meio ambiente
Débora Gobatto Gasperin
Nova Porteirinha
2012
Débora Gobatto Gasperin
Como descartar resíduos sólidos industriais sem afetar o meio ambiente
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Vale do Gorutuba – FAVAG, como requisito parcial para a obtenção de título de Pós Graduado em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Sob orientação do Professor Pedro Ivo.
Nova Porteirinha
2012
RESUMO
As atividades humanas, em especial as industriais, têm vários efeitos ambientais, seja consumindo recursos naturais, gerando efluentes, transformando a paisagem, ou até mesmo alterando as relações socioeconômicas e culturais. Despertadas para as questões ambientais há apenas algumas décadas, a geração de poluentes pelas empresas foi entendida como uma conseqüência inevitável nos processos industriais, o que provocou um grau de degradação ambiental acentuado em muitas regiões do mundo. Os inúmeros problemas ambientais enfrentados hoje pela humanidade, e a evidenciação de seus impactos sobre a saúde e a qualidade de vida, ajudaram a despertar algumas sociedades para a necessidade de iniciativas de controle desta relação. Dentre elas estão os procedimentos de licenciamento ambiental, assentados no reconhecimento do papel do Estado na regulação dos conflitos socioambientais.
PALAVRAS – CHAVE: Industriais. Efeitos ambientais. Poluentes. Processos industriais.
O ESPAÇO ESTUDADO A Best Pulp Brasil Ltda., indústria do ramo de alimentos está localizada na zona rural do município de Janaúba, norte de Minas Gerais.
A empresa possui uma área total de 106.900m2, sendo 35.800m2 de área útil (áreas de manobra, passagem, asfaltos e áreas de estocagem de lenha), que incluem os 5.774,89m2 de área construída (Prefeitura Municipal de Janaúba).
O consumo médio de energia elétrica gira em torno de 70.000kWh/mês.
A água utilizada para abastecimento industrial é de origem da