Honestidade
Quanto à etimologia, a palavra honestidade tem origem no latim honos, que remete para dignidade e honra.
A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo.
Competência
é o substantivo feminino com origem no termo em latim competere que significa uma aptidão para cumprir alguma tarefa ou função. Também é uma palavra usada como sinônimo de cultura, conhecimento e jurisdição. Em muitos casos, esta palavra indica um atributo legal de um juiz ou funcionário que revela a sua capacidade de julgar uma determinada causa.
Prudência
Do latim prudentĭa, a prudência é a temperança, a moderação, a sensatez ou a cautela. Trata-se da virtude de agir de forma justa e ponderada. Ser prudente é ser precavido. Um homem que ganha um prémio monetário e que gasta todo o dinheiro em festas não está a agir com prudência: se, no futuro, lhe surgir algum imprevisto, não terá forma de o resolver.
Coragem
coragem é acreditar em você de forma ética e lutar para não ser seu próprio inimigo, É amar a si mesmo com responsabilidade. É ter bom senso, ser justo. Um ser humano corajoso vence o medo mesmo que não tenha força física, dinheiro ou cultura. A coragem é uma força interior, uma fé, a certeza de estar fazendo o que é certo. Não confunda coragem com inconsequência. Se um gigante disser que vai destruir você, é necessário analisar as armas que você possui para se defender, criar estratégias, agir com cautela, no momento certo, com inteligência. Uma pessoa corajosa , na tempestade, saberá se deve ajustar as velas ou abandonar o barco.
Compreensão
O conceito de compreensão refere-se à acção de compreender e à faculdade, capacidade ou perspicácia de entender e assimilar as coisas. A compreensão é, por sua vez, uma atitude