Fun Oes De Linguagem
O estudo sobre as funções da linguagem, requer antes de apresentar sua tipolologia, no processo de comunicação e as interações das mesmas no dia a dia, conforme o papel recorrente a que se presta, lembrar que todo processo comunicativo é centrado nesses elementos, para então ser compreendida a verdadeira mensagem. Chalhub, 1990, p.1. reflete que:
“Diferentes mensagens veiculam significações as mais diversificadas, mostrando na sua marca e traço[...]
O funcionamento da mensagem ocorre tendo em vista a finalidade de transmitir — uma vez que participam do processo comunicacional: um emissor que envia a mensagem a um receptor, usando do código para efetuá-la; esta, por sua vez, refere-se a um contexto. A passagem da emissão para a recepção faz-se através do suporte físico que é o canal. Aí estão, portanto, os fatores que sustentam o modelo de comunicação: emissor; receptor;canal; código; referente; mensagem”.
Assim podemos apresentar o emissor – que emite, codifica a mensagem; receptor– que recebe, decodifica a mensagem; canal - meio pelo qual circula a mensagem;código - conjunto de signos usado na transmissão e recepção da mensagem;referente - contexto relacionado a emissor e receptor; mensagem - conteúdo transmitido pelo emissor.
Para Chalhub, 1990, p.9:
“Numa mesma mensagem [...] várias funções podem ocorrer, uma vez que, atualizando corretamente possibilidades de uso do código, entrecruzam-se diferentes níveis de linguagem, A emissão, que organiza os sinais físicos em forma de mensagem, colocará ênfase em um a das funções — e as demais dialogarão em subsídio, [...].”
Com os elementos da comunicação temos a geração e interelação dos variados diálogos das funções (bastante utilizados nos vestibulares e no enem), que são conhecidas como:
Função referencial;
Função emotiva;
Função conativa;
Função fática; Função