Fukushima
Mecânica dos Solos
Profº: José Stroessner.
Índices Físicos dos Solos
Exercício 2.1 Um ensaio para determinar a massa específica dos grãos do solo, feitode acordo com a Norma Brasileira NBR-6508/88, indicou o valor de 2,65g/cm3, ou2,65kg/dm3. Qual é o peso específico dos grãos deste solo?
Solução:
As normas de ensaio descrevem a obtenção de massas específicas porque nos laboratórios se determinam massas que são a quantidade de matéria. Na prática da engenharia de solos, entretanto, é mais conveniente trabalhar com pesos específicos. Massas específicas são representadas pela letra grega ρ (rô), e pesos específicos pela letra γ (gama). Massa é quantidade de matéria e, portanto, imutável. Peso é uma força, e seu valor é o produto da massa pela aceleração da gravidade, que vale cerca de 9,81m/s2. Na prática, adota-se 10m/s2
. Portanto, para a massa específica de 2,65g/cm3, corresponde um peso específico de 26,5kN/m3, se adotado g = 10m/s2. A diferença é de cerca de 2%. Esta diferença é geralmente desconsiderada em trabalhos práticos. Deve ser notado que correntemente usa-se o termo “pesar” como equivalente a “determinar a massa”, e que, portanto, ao se pesar uma amostra de solo se determina sua massa.
Exercício 2.2 Quais são os índices físicos diretamente determinados por meio de ensaios de laboratório?
Solução: Os índices que são diretamente determinados em laboratório são: a umidade, a massa específica dos grãos e a massa específica natural do solo. Os demais índices são calculados a partir destes, por meio de expressões que os correlacionam com os três citados.
Exercício 2.3
Uma amostra indeformada de solo foi recebida no laboratório. Com ela realizaram-se os seguintes ensaios:
a) Determinação do teor de umidade (w): tomou-se uma amostra que, junto com a cápsula em que foi colocada, pesava 119,92g. Esta amostra permaneceu numa estufa a 105oC até constância de peso (por cerca de 18 horas), após o que o