Fuin
A Fibra ótica é um filamento extremamente fino o e flexível, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico(material com alta resistência ao fluxo de corrente elétrica).Possui uma estrutura simples,composta por capa protetora,interface o núcleo.Essa tecnologia tem conquistado o mundo sendo muito utilizada nas telecomunicações e nos exames médicos.
Tipos:
Os tipos de fibra ótica variam conforme o tipo de fonte luminosa usada e quantidade de sinais que podem ser emitidos. Existem dois tipos:
Monomodos:
O núcleo do monomodo é de oito a dez microns em diâmetro. Os núcleos mais comuns são os de nove microns.
A propagação é feita por um único modo,a fibra apresenta um núcleo pequeno,isso significa que a largura da banda utilizada é maior e há menos dispersão da luz laser emitida permitindo,a transição de sinais a grandes distâncias (WAN) .A luz laser usada com monomodo possui um maior comprimento de onda que pode ser vista. O laser é tão forte que pode causar sérios danos aos olhos..A fabricação é mais cara e o manuseio é difícil e exige técnicas avançadas. A maior diferença entre a fibra multímodo e monomodo é que a monomodo permite que somente um modo de luz se propague através do núcleo menor da fibra óptica.
Multímodo (MMF MultiMode Fiber)
Além do laser, as fibras podem usar como fonte LEDs (diodo emissor de luz).Possuem um diâmetro maior e, por isso, mais de um sinal pode transitar o filamento.
São fibras que possuem vários modos de propagação, o que faz com que os raios de luz percorram por diversos caminhos o interior da fibra.
Multímodo de índice degraus
Possuem um núcleo composto por um material homogêneo de índice de refração constante e sempre superior ao da casca. As fibras de índice degrau possuem mais simplicidade em sua fabricação e, por isto, possuem características inferiores aos outros tipos de fibras, sendo que uma das deficiências que podemos enumerar é a banda passante que é muito estreita, o que restringe a capacidade