fuga
O processo de reformulação curricular tem como alicerce a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – LDBEN (Lei 9.394, de 1996). A promoção de competências mais abrangentes faz parte de princípios estabelecidos para atender o que está presente na vida de todo cidadão.
Com isso aperfeiçoa-se “como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”. Saliente-se, também, para cada área de estudos, a inclusão de recomendações sobre a necessidade de valorizar os conceitos científico-tecnológicos, sempre relacionados à teoria e à prática (BRASIL, 1996).
Promover uma educação cidadã e procurando desencadear uma sequência de acontecimentos que favoreçam a construção de conhecimentos sistematizados.
Em análise sobre a obra de Paulo Freire, Gadotti (2013) cita, simplificadamente, os eixos do "Método” desenvolvido pelo pedagogo:
a) A investigação temática, pela qual aluno e professor buscam, no universo vocabular do aluno e da sociedade onde ele vive, as palavras e temas centrais de sua biografia.
b)
c) A problematização, na qual eles buscam superar uma primeira visão mágica por uma visão crítica, partindo para a transformação do contexto vivido
Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade como visões horizontalizadas da relação entre disciplinas, o meio e a vivência de cada aluno. Contempla o caráter holístico, que envolve novas compreensões do mundo possibilitadas pela aplicação de uma educação multidisciplinar. Existe a alternativa de, pelo enfoque transdisciplinar, construir intensos questionamentos. Também, pode-se perceber a transferência entre conteúdos das diversas disciplinas, ensejada pela interdisciplinaridade, possibilitando análises inusitadas e criativas, favoráveis à construção do conhecimento e suas aplicações (D’AMBROSIO, 2006).
Interligar o desenvolvimento humano com