fuga das galinhas
Segundo Goleman , a Competência Emocional, "é uma capacidade adquirida, baseada na inteligência emocional, que resulta num desempenho destacado no trabalho" .
A Inteligência Emocional (IE) irá determinar o potencial de um indivíduo para aprender as habilidades práticas que estão baseadas no seguintes itens: auto – percepção; motivação; auto – regulação; empatia; aptidão natural para os relacionamentos.
Você expressa ter competência emocional quando…
… consegue se colocar no lugar do outro exercitando a empatia. Essa habilidade permite que compreenda uma situação além do seu ponto de vista e adquira uma percepção ampliada sobre qualquer circunstância. Na vida pessoal ou profissional, a excelência está diretamente ligada à capacidade de perceber as necessidades do outro. Seja o parceiro na vida amorosa, ou o seu cliente.
Ao calçar os sapatos da outra pessoa, você compreende melhor seu modo de caminhar. Seus relacionamentos se transformam.
…percebe e utiliza estratégias de auto-motivação e para motivar as outras pessoas. Isso permite que vença dificuldades do percurso e fortaleça a disposição para fazer o que for necessário para atingir seus objetivos.
… aprende a se conectar com a essência de uma situação. Quando isso acontece, você adquire o poder para ultrapassar dificuldades e lidar com o que quer que surja em seu caminho.
…identifica o que precisa aprender, transformar e exercitar através de ações específicas. Ao fazer isso, você vai além dos pensamentos e coloca em movimento atitudes que fazem a diferença entre os que alcançam seus objetivos e os que permanecem patinando sobre idéias que não se realizam.
…sabe que a inteligência não basta. É preciso aplicá-la a seu favor.
São as competências emocionais que determinam o quanto se é capaz de utilizar a inteligência e o conhecimento para criar a vida que se deseja.
DESENVOLVENDO A TOLERÂNCIA À FRUSTRAÇÃO
Quando