Fuente ovejuna
Dados ambientais
A ação da peça “O Avarento”, de Moliére, decorre em uma Paris do século XVII, no ano de 1668, durante o reinado de Luis XIV. Por influência cultural, todos desejavam fazer parte da burguesia aristocrata que cercava o rei, e para que isso ocorresse eram obrigados a seguir uma lista de regras de vestimentas, movimentos e etiqueta.
Os personagens seguem à regra tudo que faz a aristocracia, cumprindo inclusive normas e rituais do rei. A única exceção seria o personagem que dá nome ao título da peça, já que o dinheiro era somente o que importava.
A peça se passa na casa do protagonista Harpagon e a maior parte dos acontecimentos se passa na sala de sua casa, de onde os personagens surgem e partem ( para a cozinha, os quartos , jardim, chegam da rua, etc).
Antecedentes da ação
O fato de a personagem principal ser avarenta irá influenciar toda a história e até conduta de personagens.
Atitude dos principais personagens
O protagonista é um senhor que esconde um grande tesouro e não gosta de gastá-lo de forma alguma. Como seu principal objetivo é aumentar sua fortuna, passa por cima até do amor e valores morais. Seus filhos, além de não poderem viver sua própria vida amorosa, ainda são obrigados a obedecer ao que o pai dita. Um belo dia, seu tesouro é roubado e logo ele começa uma série de acusações aos funcionários. A partir daí, a ação se desenrola, sendo sua filha obrigada a casar com um senhor aristocrata e seu filho não podendo viver com a sua amada, já que seu pai também quer desposar a moça. Vários conflitos surgem e o mordomo, que afirma ser de família nobre, é o primeiro a ser acusado por Harpagon no desaparecimento de seu tesouro.
2.Personagens
Seguindo o momento histórico, as pessoas tinham uma forma de comportamento peculiar. A silhueta para ambos os sexos era esguia e elegante, com movimentos delicados e muitas vezes baseados em movimentos de ballet. Cada tipo de evento requeria uma movimentação diferente. A