fubá
O Fubá
Fubá é uma palavra herdada dos africanos para designar farinha. Tem origem Quibunda dos povos de Angola. Pó batido pela moagem fina do milho cru, seco e debulhado é um tipo de milho duro, que é usado na produção de fubá. Os responsáveis pela utilização intensa do milho foram os portugueses, eles transformaram a farinha produzindo assim deliciosos pratos como: papas, mingaus, pudins, broas, creme de milho e outros.
Mas foi a partir do século XVIII, o milho começa a tomar lugar decisivo na alimentação brasileira sob a forma de fubá.
Era a alimentação de viajantes e tropeiros que, trazendo mulas criadas no sul para servir de transporte nas terras montanhosas.
Substituíam muitas vezes a farinha de mandioca pela de milho nos tipos de merenda para a jornada, que se transformavam em virados misturados a guisado de galinha, ao feijão e carne seca.
Ao longo desses caminhos foi sendo plantada na roças, originando pequenos sítios paulistas e a agricultura dos campos das Minas Gerais, associando o milho a criação de porcos.
O homem planta o milho, cria o porco que engorda comendo o sabugo e fornece a gordura para o homem cozinhar pratos feitos de milho e de porco.
E durante as festas Juninas, onde os festeiros oferecem alimentos derivados do cereal, como a pipoca, pudins, pamonhas, broas, canjicas curaus e mungunzás, transformando o acontecimento numa verdadeira celebração do milho.
Hoje a maior concentração da produção de milho esta na região sul do país, principalmente nos estados de Minas, Goiás e Mato Grosso.
Bolo de Fubá
Receita: 4 ovos;
2 xícaras de chá de açúcar;
1 xícara de chá de fubá;
1 xícara de chá de leite;
Modo de preparo: Bater as claras em neve, acrescentar o açúcar, continuar batendo.
Acrescente aos poucos os outros ingredientes e continue batendo, coloque por último o fermento, bata por mais 1 minuto.
Coloque a massa numa forma untada e deixe assar em forno médio pré-aquecido por