FTIR
ANA CAROLINA MARCELINO
CARLOS JOSÉ MARINHO FILHO
GUILHERME ROSA
KARINA NAKAHARA
ROSEANA BATISTA MARTINS
TALITA SILVA BELO
EFEITO PLACEBO NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO
ITAJUBÁ
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
ANA CAROLINA MARCELINO
CARLOS JOSÉ MARINHO FILHO
GUILHERME ROSA
KARINA NAKAHARA
ROSEANA BATISTA MARTINS
TALITA SILVA BELO
EFEITO PLACEBO NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO
Projeto de pesquisa submetido à professora Márcia Luz para avaliação na disciplina de Comunicação e expressão do curso de graduação de engenharia de bioprocessos na Universidade Federal de Itajubá.
ITAJUBÁ
2013
RESUMO
Este trabalho apresenta uma alternativa no tratamento da depressão, que é o uso de placebo e estuda a funcionalidade desse uso quando aplicado em doenças psicológicas como a depressão. Aprofundar os conhecimentos sobre seus efeitos ajudará a conhecer mais o funcionamento da psicologia atuando no corpo. O avanço do estudo sobre os placebos ajudará na evolução do tratamento de doenças psicológicas, que poderá então ser substituído o remédio convencional pelo placebo. Os testes são feitos com três grupos: o primeiro toma o remédio convencional, o segundo recebe o placebo sem o conhecimento do mesmo e o terceiro recebe o placebo consciente de ingeri-lo. Após nove meses, serão averiguados os resultados, e exames como o eletroencefalograma serão realizados para auxiliar os especialistas a discutirem se os pacientes que receberam placebo, além de melhoras, apresentarão alguma mudança física.
Palavras-chave: Placebo. Doenças psicológicas. Depressão.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO:
O efeito placebo trata-se da administração de um fármaco sem princípios ativos a pacientes, que então apresentam melhora clínica. Este