fsfdsfsdfdsfsd
É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.
Mercado de Trabalho
O ótimo desempenho do setor imobiliário influi na grande procura pelo engenheiro especializado em construções urbanas, residenciais ou corporativas. "A grande novidade de 2013 é que o crédito imobiliário deverá ultrapassar pela primeira vez o crédito pessoal e tende a aumentar num futuro próximo, atingido o patamar de países como Chile, México e China", diz Francisco Ferreira Cardoso, coordenador do curso de Engenharia Civil da USP em São Paulo. O crescimento da economia e os programas do governo federal, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida, alimentam a demanda pelo profissional. A região Sudeste continua sendo o principal mercado para este profissional.
Salário inicial: R$ 4.068,00 por 6 horas diárias (fonte: Crea-SP);
Curso
Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há