fsdfsdfsdfsd
As linhas em itálico representam estados intermediários, que ocorrem apenas em 1 instante de tempo, sendo que no instante seguinte os valores de Q e ~Q serão alterados. Em algumas destas linhas os valores de Q e ~Q não são um o inverso do outro, porém, como este estado é apenas intermediário, não representa um “problema” ao circuito.
A situação especial com as duas entradas em 1 representa um estado indevido do circuito, pois neste caso as duas saídas são estabilizadas em zero, e isto invalida o fato da saída ~Q ser a negação da saída Q. Esta situação não pode ser utilizada neste tipo de circuito.
E as duas linhas com valores sublinhados representam um estado oscilante do flip-flop, onde os valores de Q e ~Q ficam alternando entre 0 e 1. Esta característica é utilizada em alguns casos que veremos mais adiante.
Normalmente se utiliza uma tabela simplificada para os flip-flops baseada apenas em seu funcionamento normal. Esta tabela simplificada para este circuito fica:
R S Q(t+1)
0 0 Q(t)
0 1 1
1 0 0
Nesta tabela não são representados os estados intermediários, as situações que não devem ser utilizadas e também não é representada a saída ~Q, pois esta será a negação da saída Q.
Esta tabela também permite uma visualização clara do que representam os nomes das estradas:
- R = Reseta (coloca a saída Q em 0)
- S = Seta (colora a saída Q em 1)
Flip-Flop RS com clock
Esta alteração no Flip-Flop RS faz com que sua saída seja alterada apenas quando a entrada CK (clock) for 1.
Este flip-flop também pode ser construído utilizando-se apenas portas NANDs.