Resenha do livro Feridos em nome de Deus
Por
Frederico José Verchai
Resenha apresentada em cumprimento as exigências da matéria Ética Pastoral, do Curso de Bacharel em Teologia. Ministrada pelo Prof. Santareno Miranda.
SEMINÁRIO TEOLÓGICO BETÃNIA DE CURITIBA 2013
Feridos em nome de Deus
Nos dias de hoje, vemos que essa geração está sofrendo muito com decepções e frustrações dentro das igrejas. Um lugar onde pessoas deveriam achar um refúgio do mundo, um lugar onde nunca deveriam se frustrar, um lugar santo que deveria fazer o oposto do mundo, mas que muitas vezes mostra o contrário, agindo da mesma maneira do mundo. As pessoas feridas, acabam se afastando das igrejas, se tornando pessoas céticas, difíceis de serem alcançadas novamente. Na verdade Deus não tem nada a ver com isso!!! Acho que o título é meio apelativo, pois chama a atenção, e é seu dever fazê-lo. Mas ao analisarmos melhor o seu conteúdo, vemos que trata-se de uma mistura de falta de conhecimento bíblico e teológico dos fiéis, pessoas já inicialmente doentes de alguma forma, juntando com líderes pretenciosos e manipuladores os quais tratam o reino de Deus como se fosse seu próprio reino, agindo de forma tal que os verdadeiros beneficiados sejam eles mesmos.
Temos que admitir que muitas ovelhas que gostam de se sentirem vítimas e se encontram confortáveis em sua zona de conforto, com medo de serem livres, desejando sempre estar a sombra de seu líder. Este líder torna-se o intermediador entre Deus e a ovelha, ocupando até o lugar do próprio Cristo. Como diz Rubem Alves: “Sonhamos o voo, mas tememos as alturas...” existem pessoas que não querem assumir a responsabilidade de serem independentes, de caminharem com as próprias pernas, e acabam por serem dependentes ao extremo, abrindo assim uma brecha a pastores mal intencionados. Lembrando que muitos de nós estivemos um dia nesta condição de dependente, de necessitado, mas a