fsdfds
O presente artigo aborda o desenvolvimento dos processos de globalização, promovendo uma reflexão sobre as transformações do mundo atual e os seus impactos nas sociedades contemporâneas. A temática tem como ponto de partida a análise dos problemas emergentes numa sociedade de risco e as suas implicações nas transformações do Serviço Social, tendo em vista a exploração dos desafios que se colocam aos assistentes sociais face à crise de modernidade e à necessidade de repensar a profissão.
O que a globalização acarreta ? Sabendo que o nível de concorrência entre empresas ocorre hoje em nível mundial, significa que se produzo aqui um produto, posso produzir na China,pois o custo de produção (principalmente da mão-de-obra ) é bem menor e por isso ao abrir uma empresa e empregar as pessoas de lá pode acarretar desemprego aqui e em outros países ( por fechar as portas ), ou compro os produtos de lá e apenas revendo aqui, em vez de produzir aqui, onde pago salários, impostos para o governo, compro de fornecedores nacionais, enfim movimento toda uma cadeia produtiva, o que deixaria de acontecer se fosse para outro país, em que o custo é menor.
ASPECTOS NEGATIVOS DA GLOBALIZAÇÃO
Aumento do desemprego estrutural.
Aumento de trabalhadores sem proteção social.
Países pobres cada vez mais pobres.
Desnacionalização dos Estados.
Onda privatista com regras prejudiciais aos países em desenvolvimento.
A não garantia dos direitos humanos.
Aumento da economia informal.
Colapso de algumas economias, como é o caso do México e dos Tigres Asiáticos.
Oferece mais controle dos países ricos sobre os países do 3º mundo
CONCLUSÃO
A globalização iniciou um processo de transmissão rápida de informações, provocando na sociedade uma constante alteração de comportamento, o que naturalmente desencadeia a criação de novas leis que atendam as necessidade sociais, visto as leis atualmente estarem perdendo a cada dia a sua eficácia. No Brasil, onde as leis