Refletir criticamente sobre as refrações da questão social no passado extrapolando no contexto da atualidade.
INTRODUÇÃo Este trabalho tem como objetivo especificar, assim como aprofundar alguns conhecimentos uma breve retrospectiva da evolução da questão social a diferentes disciplinas da área social. Compreender a questão social hoje, num mundo globalizado e as exigências colocadas à profissão em seus processos de enfrentamento da mesma é o objetivo deste trabalho, que procurará mostrar a profissão considerando posturas radicais do profissional: a democrática, a ética, a política, a relativa à cidadania e à competência teórica e técnica.
2.1 Questão Social:
Questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade, a mesma surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente. O processo de urbanização e industrialização deu origem ao empobrecimento da classe operária, e acabou por conscientiza-los das condições em que trabalhavam, onde a questão social acabou atingindo contornos problemáticos, em especial para a sociedade burguesa, que recorreu à implementação de políticas sociais. A atual questão social refere-se à ampliação do trabalho nas sociedades capitalistas começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações e etc. A questão social é muito vinculada com a desigualdade social.
2.1.1 Quais foram às expressões da questão social no surgimento do Serviço Social:
A proposta inicial das Políticas Sociais no país era uma tentativa de suprir as necessidades e as reivindicações da classe trabalhadora e de diminuir as expressões