Fsahbanklad
281 palavras
2 páginas
CustosAs fases de desenvolvimento e implantação de um software ocorrem de maneiras completamente diferentes no outsourcing e no insourcing, o que faz com que seus custos também sejam distintos.
No desenvolvimento interno, a empresa deverá investir recursos para contratação e treinamento de profissionais de TI, compra de infraestrutura de hardware e software, estrutura física para receber a equipe e os equipamentos e a gestão de todo o processo.
Já no outsourcing, a empresa não terá esses gastos, mas precisará pagar o serviço prestado pelo provedor da solução. De forma geral, os custos nesse modelo são inferiores tanto no momento inicial quanto no médio e longo prazo.
Controle e segurança
Algumas organizações mais conservadoras optam pelo insourcing em busca de maior controle sobre a gestão dos softwares e hardwares utilizados pelos funcionários. Os gestores temem que o outsourcing proporcione mais problemas que soluções, tendo em vista que o fornecedor é outra empresa, com objetivos de negócio diferentes.
Além disso, essas empresas preferem o desenvolvimento interno pela facilidade de comunicação entre todas as pessoas envolvidas no projeto, sejam eles clientes, patrocinadores, desenvolvedores ou usuários. Outra preocupação comum entre os gestores é a segurança da informação, já que no insourcing os dados ficam restritos à empresa que adota a solução.
No caso do outsourcing, o desenvolvimento do software, assim como sua manutenção e operação, ficam sob responsabilidade do provedor. Isso diminui a esfera de atuação do cliente sobre a solução e pode criar ruídos na comunicação entre as partes.
No entanto, optar pelo outsourcing não significa abrir mão da segurança, pois muitos fornecedores do serviço no mercado são certificados por normas de segurança e possuem ferramentas adequadas para a proteção dos dados armazenados.