Frutos do aquecimento global
Uma equipe de pesquisadores fez uma descoberta alarmante: com o aumento de temperatura ocasionado pelo aquecimento global, a decomposição realizada por comunidades microbianas no solo pode se acelerar, lançando ainda mais gases de efeito estufa na atmosfera. Os cientistas estimam que atualmente 60 bilhões de toneladas de dióxido de carbono já sejam liberadas dessa forma, e que a quantidade total de CO2 retida nas terras do planeta equivalha a quatro vezes aquela sequestrada pelas plantas. (http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2014/09/aquecimento-global-pode-liberar-carbono-retido-nos-solos.html)
⦁ Cientistas consideram extintas três espécies de aves nativas do Brasil
As três espécies são o caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum), o gritador-do-nordeste (Cichlocolaptes mazarbarnetti) e o limpa-folha-do-nordeste (Philydor novaesi), que tinham como habitat a Mata Atlântica da região nordeste do país. (http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2014/08/cientistas-consideram-extintas-tres-especies-de-aves-nativas-do-brasil.html)
⦁ Satélite confirma que derretimento de geleiras duplicou na Antártida
As observações efetuadas nos últimos três anos pelo satélite Cryosat demonstraram que a Antártida perde 160 bilhões de toneladas de gelo anuais. A quantia representa o dobro do calculado em um estudo similar que abrangia os cinco anos anteriores, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA). (http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2014/05/satelite-confirma-que-derretimento-de-geleiras-duplicou-na-antartica.html)
⦁ Nasa afirma que derretimento de geleiras na Antártida é irreversível
Acontração das geleiras na Antártida ocidental é agora "irreversível", afirmaram nesta segunda-feira (12) cientistas que estudaram os dados recolhidos durante quatro décadas pela Nasa. "Este estudo mostra que cruzamos um patamar crítico", afirmou Tom Wagner,