Fruti
Citrus é um género de plantas da família Rutaceae, ordem Sapindales, originárias do sudeste tropical e subtropical da Ásia. Apresenta os subgêneros Eucitrus no qual se agrupam as espécies: C. medica, C. limon, C. aurantifolia, C.aurantium, C. sinensis, C. grandis, C. paradisi C. reticulata (SIMÃO, S. et. al., 1974).
O grupo contém três espécies e numerosos híbridos naturais e cultivados, incluindo as frutas habitualmente designadas por citrinos, como a laranja, o limão, a toranja, a lima, a tangerina, a clementina, a bergamota e a cidra.
Foram introduzidas no Brasil pelas primeiras expedições colonizadoras, provavelmente na Bahia. Entretanto aqui, com melhores condições para vegetar e produzir do que nas próprias regiões de origem, as citrinas se expandiram para todo o país (MATTOS et. al., 2005).
No Brasil, a área plantada com a cultura do citrus está ao redor de um milhão de hectares, a produção supera 19 milhões de toneladas, a maior no mundo há alguns anos. O fruto é consumido na forma “in natura”, porém a maior parte da produção é industrializada para a produção de suco. O caule das plantas pode ser utilizado na forma de lenha. Algumas espécies são utilizadas na produção de ácido cítrico e também na produção de matéria-prima para a indústria farmacêutica. O país é o maior exportador de suco concentrado congelado de laranja, cujo valor das exportações, juntamente com as de outros derivados, tem gerado cerca de 1,5 bilhão de dólares anuais.
A produção esta concentrada na região sudeste, com destaque para o estado de São Paulo, que é responsável por aproximadamente 80% da produção brasileira. A região Nordeste responde por 8,65% da produção nacional e 12,70% da área colhida. Com relação à região Nordeste, destacam-se os estados da Bahia e Sergipe como o 2° e 3° produtores nacionais, respectivamente, onde a Bahia responde por 54% da produção e 45% da área colhida, e Sergipe responde por 39% da produção e 43% da área colhida. Juntos a Bahia e