Relatorio final de estagio
5.1. CEASA – CENTRO DE ABASTECIMENTO DE PAULO AFONSO No dia 13 junho 2012, foi realizado pela equipe de estagiários de Segurança do Trabalho e eu, a nossa primeira visita técnica em campo ao CEASA com o objetivo maior de detectar falhas na área de segurança e com isso sugerir melhorias para o estabelecimento.
5.1.1. FACHADA Ao iniciar, nos deparamos com um extintor de pó químico onde o mesmo se encontrava vazio, com validade vencida, parcialmente apagada e sem nenhuma sinalização na fachada, como mostram as figuras abaixo:
Figura 1 - setor banco de alimentos
Figura 2 - extintor com validade vencida e parcialmente apagada
Figura 3 - monômetro indicando que o extintor está completamente vazio e sem pressão
5.1.2. DEPÓSITOS, LOJAS ATACADISTAS, HORTI-FRUTI GRANJEIRO.
Figura 6 -Área de descarregamento - Setor Horti-fruti granjeiro: (lado esquerdo)
Figura 5 - Área de descarregamento (lado direito).
Esse problema com os extintores foram encontrados em todas as áreas: Depósitos, lojas atacadistas, horti-fruti granjeiro, onde estavam localizados os mesmos. Além dos extintores também nos deparamos com os hidrantes quebrados, com ausência de mecanismo para seu funcionamento, alguns deles, encontrados na área de descarregamento e depósitos estavam faltando mangueiras, esguicho, chaves de engate, e obstruídos por objetos de uso pessoal dos funcionários.
Figura 4 – Depósito e área de descarregamento.
5.1.2. ALA ADMINISTRATIVA, BANHEIROS E VESTIARIOS FEMININO E MASCULINO.
Observou-se também que havia irregularidades na parte elétrica da edificação, onde encontramos em vários locais, fiação expostas oferecendo risco de choque e curto circuito, podendo assim ocasionar lesões aos funcionários e até mesmo risco de incêndio na edificação, calha de sustentação das lâmpadas quebradas e/ou soltas.
Dentre os locais pode-se destacar: a administração, banheiro e vestiário feminino e