Frida
De
Artes
FRIDA
KAHLO
INTRODUÇÃO:
O trabalho apresentado irá contar um pouco da vida da artista Frida Kahlo, onde nos mostra sua vida de sofrimento, doenças, acidentes, infidelidades. Uma vida de altos e baixos que Frida nos mostra em suas pinturas o que sente.
Sua vida cheia de altos e baixos, com ganhos e perdas (muitas perdas). Mas que ela aprendeu a sobreviver.
DESENVOLVIMENTO DA VIDA ARTISTICA:
Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón mais conhecida com Frida Kahlo nasceu em 6 de julho de 1907. Sempre reservada, não se dava bem com sua mãe, mas era bem próxima do pai, que apesar de ser pintor. Embora seu pai tivesse o habito de passar o tempo livre pintando, Frida não tinha o sonho de ser artista.
Em 1913, com seis anos, Frida contraiu poliomielite, a primeira de uma série de doenças, acidentes, lesões e operações que sofreu ao longo da vida. A poliomielite deixou uma lesão no seu pé direito, pelo que ganhou o apelido de Frida pata de palo (ou seja, Frida perna de pau). Passou a usar calças, depois longas e exóticas saias, que se tornaram uma de suas marcas pessoais.
Entre 1922 e 1925 frequenta a Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México e assiste a aulas de desenho e modelagem.
Em 1925, aos 18 anos, aprende a técnica da gravura com Fernando Fernandez. Então sofreu um grave acidente. Um bonde, no qual viajava, chocou-se com um trem. O para-choque de um dos veículos perfurou-lhe as costas, atravessou sua pélvis e saiu pela vagina, causando uma grave hemorragia. Frida ficou muitos meses entre a vida e a morte no hospital, teve que operar diversas partes e reconstruir por inteiro seu corpo, que estava todo perfurado. Tal acidente obrigou-a a usar coletes ortopédicos de diversos materiais, e ela chegou a pintar alguns deles (como o colete de gesso da tela intitulada A Coluna Partida).
Durante a sua longa convalescença, começou a pintar, usando a caixa de tintas de seu pai e um