Freud Além da Alma
Decide ir pra Paris para encontrar Charcot, cujo estudava histeria.
Histeria significa útero, por acontecer apenas em mulheres, muito pouco aceito. Acreditavam ser uma epidemia, sem germes, Charcot acreditava ser uma doença apenas mental. Charcot faz uma experiência com uma mulher que não andava a anos, cujos sintomas surgiram após um acidente de trem, cujo a mulher não se lembrava. E com um homem que era lenhador e foi atingido por um raio, qual não se lembra, entrando em estado de trauma com movimentos mecânicos. Produziram um estado mental no paciente, semelhante com o qual ele sofreu o trauma, o de hipnose,, fazendo-os dormir, e recebendo ordens e seguindo-as. Ao bater palmas o homem para com os movimentos, mostrando que a aflição é psicológica não orgânica. A mulher entra em hipnose e levanta da cadeira de rodas. Conseguem curar sintomas e cria-los também, demostrando ao fazer a mulher tremer o homem não sentir as pernas. (Jeanne e Servais) Estado hipnótico permite entender e não curar.
Freud acredita que o pensamento pode ser inconsciente, foi humilhado ao dizerem que os mesmos eram médicos e não teólogos.
Reviver o inconsciente faz os sintomas desaparecerem.
A paciente (Cecily), hipnotizada, fala sobre o cão da mesma que suja sua xicara dada pelo pai, que antes não tomava água. Ela diz que não a bebia pois era suja. Após contar que o cão bebeu água em sua xicara ela consegue beber água novamente.
Sintoma é um fogo saindo pela janela, e o trauma o fogo na casa toda. (diferente do que Charcot acreditava).
O superior de Freud (Meyert) mostra uma caixa de escorpiões na caixa e fala que não se deve tirar do escuro o que pertence ao escuro. Ao não concordar, demite Freud.
Memórias que machucam = bactérias. Inconsciente as tranca = glóbulos brancos, para não atingir em todo o corpo = consciente.
Ele atende um homem/menino que matou o pai, ele acredita que ele estuprou uma menina de 17 anos e quando pergunta-se quem ele responde a