FRETES INTERNACIONAIS
Composição do frete marítimo, taxas e sobretaxas
A composição do preço do frete marítimo leva em conta uma série de fatores considerados pelo agente ou armador até que chegue ao exportador ou importador. O que pretendo aqui é analisar a composição do preço do frete marítimo (junto c/ as taxas e sobretaxas) e abordar cada fator que incide no preço.
Frete básico (freight basic): a composição do frete básico é simples, prevalece sempre o fator que incide na maior receita para o armador ou agente. Peso ou volume da mercadoria, e características da mercadoria são analisadas para ser realizada a cobrança. Exemplo: Um cubo de metal mede 2m3, entretanto este mesmo cubo pesa 4000 kg, portanto a composição do frete será a partir do peso, pois o que gera maior receita para o armador é o fator peso.
Existem várias taxas e sobretaxas acrescidas ao frete através de um percentual aplicado destinado a cobrir determinados custos ou com justificativas diversas para aplicação da cobrança, exemplo:
1 – Bunker Surcharge (sobretaxa de combustível): também é conhecida como BAF – Bunker Additional Fuel. É a taxa aplicada em percentual sobre o frete básico para cobrir custos de combustível durante a viagem.
2 – Heavy Lift Charge (taxa para volumes pesados): geralmente esta taxa é cobrada para mercadorias que possuem excesso de peso, ou produtos com peso especial excedido a regra normal que necessitam de condições especiais (equipamentos de manuseio ou mão-de-obra especializada). É cobrada para embarque, desembarque ou arrumação da mercadoria no navio. O Heavy Lift é cobrado progressivamente, e costuma ser aplicado a volumes cujo peso bruto seja superior a 5.000 ou equivalente a 5 toneladas.
3 – Extra Lenght Charge (taxa para volumes de grandes dimensões): é o contrário do Heavy Lift, pois todo volume cujo comprimento for superior a 12 metros pagará esta taxa, independente do seu peso.
4 – Currency Adjustment Factor (fator de ajuste cambial): esta taxa também é conhecida