Frei luis de sousa
Nome: Almeida Garrett.
Nascimento (local e data): Porto, a 4 de Fevereiro de 1799.
Morte (local e data): Lisboa, a 9 de Dezembro de 1854.
Outras Obras: Folhas Caídas; Viagens na minha terra; entre outras obras.
II . Elementos Paratextuais
Capa: A capa desta obra possui a informação de que a obra é integral; o nome da obra –Frei Luís de Sousa; o nome do autor –Almeida Garrett; a informação de que há uma introdução na obra escrita por Palmira Nabais; na vertical, podemos encontrar outra informação, neste caso informa-nos que o livro foi publicado através da Biblioteca Ulisseia de Autores Portugueses, e respectivo logótipo; e no fim a imagem de um homem que possivelmente é Frei Luís de Sousa.
Contracapa: A contracapa desta obra possui nomes de vários livros da mesma editora; e o código de barras.
III . Obra
Título: Frei Luís de Sousa.
Assunto: Esta obra aborda a vida de Manuel Coutinho, que casou com D. Madalena, que por sua vez, já tivera sido casada, mas o seu marido –D. João de Portugal- tivera desaparecido na batalha de Alcácer Quibir. Como tudo o que desaparece, apenas desaparece e não deixa de haver uma possibilidade de retorno, neste caso, a possibilidade dele aparecer era tão grande que ele apareceu mesmo. Esse facto levou à morte de Maria, a filha de D. Madalena, e ao convertimento de D. Madalena e Manuel Coutinho, que se entregaram à vida religiosa, indo ambos viver para conventos distintos.
Parte mais interessante. Para mim, a parte mais interessante nesta obra é uma das ‘lições de vida’ que se lhe pode tirar –não se deve desistir de encontrar uma pessoa desaparecida, pois podemos estar a contribuir para o seu ‘desaparecimento deste mundo’. E se nos quisermos livrar dela também a devemos procurar, porque ela aparece sem darmos conta, e nem temos tempo para nos prepararmos.
Parte menos interessante. Na minha mísera opinião, esta obra não é muito interessante, porque é estranho o facto de D. Madalena ter gasto