Frei luis de sousa, Almeida Garrett
Ato I (cena II)
Quadro – síntese
Cena II
Assunto
Indícios trágicos
Através do diálogo entre D. Madalena e Telmo é dado a conhecer o presente e o passado das personagens, de forma a enquadrar a ação que irá desenvolver-se a partir daqui.
Nesta cena apresentam-se características de personagens ainda ausentes, como Maria, Manuel de Sousa Coutinho e D. João de Portugal. D. Madalena pede a Telmo que modere a profundidade e o alcance dos assuntos que trata com Maria, considerando a influência que tem sobre ela e as consequências nefastas que daí podem advir.
* Simbologia do número 7 associado ao tempo -mistério e fatalismo.
* Sebastianismo de Telmo, ligado à figura de D. João de Portugal.
Traços caracterizadores das personagens
Madalena
Preocupada com a filha e com o que ela poderá vir a compreender e pelo fantasma de D. João que Telmo mantém vivo. das conversas com Telmo; aterrorizada pelo passado
Telmo
“Escudeiro valido” (fala 12 ) da família; confidente de D. Madalena e por quem tem um enorme amor; crente na vida de D. João de e pela sua cultura livresca; é veículo de augúrios e presságios ( qual personagem com grande ascendente sobre Maria, Portugal; reconhecido pelo seu saber de experiência coro da tragédia) que assustam D. Madalena.
A partir da didascália 48,D.Madalena assume uma atitude diferente.
Quadro-síntese
Ato I (Cena III)
Cena III
Assunto
Indícios trágicos
Diálogo sobre o possível regresso de
D. Sebastião e as diferentes perspetivas sobre o assunto.
Crença sebastianista de Maria ( que pressupõe a vida de D. João de Portugal).
Doença de Maria ( tuberculose ).
Traços caracterizadores das personagens
Maria
Crente no regresso de D. Sebastião; deixam transparecer; muito preocupada respeitosa em relação ao povo; perspicaz na leitura dos sinais que os pais com a reação da mãe.
Madalena Preocupada com a filha ( “