Resumo de "Frei Luís de Sousa" de Almeida Garrett
QUEM FOI MANUEL DE SOUSA COUTINHO?
Frei Luís de Sousa (Manuel de Sousa Coutinho, cerca de 1555-1632) sofreu uma vida acidentada na Ásia e em África, onde prestou serviços a Filipe II de Espanha. Regressando a Portugal, casou, por 1584-86, com D. Madalena de Vilhena, viúva de D. João de Portugal, desaparecido na Batalha de Alcácer Quibir, a 4 de Agosto de 1578.
Em 1599 muda-se para Almada, nomeado capitão-mor dessa localidade. No ano seguinte, devido à peste que assolou Lisboa, os governadores do reino pretenderam abrigar-se em Almada, num palácio de Manuel que, por questões pessoais, lhe lançou fogo para não lhes ceder abrigo.
Em 1613, após o falecimento da filha única do casal, D. Manuel e D. Madalena seguem o exemplo dos condes de Vimioso, dando entrada ele no Convento de S. Domingos de Benfica e ela no convento do Sacramento.
Correram diversas versões acerca da causa da morte para o mundo de D. Manuel e D.Madalena, partindo uma delas de um biógrafo daquele, segundo o qual um peregrino trouxera a notícia de que D. João de Portugal ainda estaria vivo na Terra Santa, 35 anos após o seu desaparecimento, sendo o casamento de D. Manuel e D. Madalena impossível. Foi este facto que deu origem a Frei Luís de Sousa, de Garrett.
CLASSIFICAÇÃO DA OBRA - DRAMA/ TRAGÉDIA?
Drama – é um género dramático, o mais importante do teatro sério depois da tragédia, Drama é um género teatral que se caracteriza pelo sério das situações e pelo desenlace funesto, mas não é trágico. Distingue-se, fundamentalmente, da tragédia por serem as personagens que, por decisão própria, conduzem a intriga a um desfecho infeliz, ao passo que na tragédia o destino se exerce inexoravelmente até ao final, limitando-se as personagens a lutar contra ele, sem esperança, até à consumação do que tem de acontecer.
Tragédia - a tragédia clássica é o mais nobre dos géneros. O protagonista é geralmente uma pessoa de estirpe elevada, justa e sem culpa