FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. 10
1 INTRODUÇÃO Habitualmente associa-se a imagem do freelance a uma pessoa independente, que não quer casar com ninguém e não deseja estar submetido a normas nem vínculos, em relação a horários, formas de vestir, etc.…
Cada vez mais este estereótipo está mudando para uma imagem muito mais real, devido à globalização, junto com o aumento da tecnologia dos computadores e o barateamento dos custos necessários, para poder trabalhar em casa (computador, conexão rápida a Internet, hospedagem web, etc.). O que está claro é que muita gente tem todo o kit completo para ser um freelance, sem sequer se dedicar a isso.
2 DESENVOLVIMENTO
As organizações burocráticas se baseiam na impessoalidade, na formalidade, em um regimento interno praticamente inflexível, a contratação de funcionário é de maneira direta. Dentre esses fatores destacam-se:
- individualismo;
- impedimento de desenvolvimento criativo dos funcionários;
- incapacidade dos indivíduos compreenderem seu papel dentro das organizações, pois está focado em normas etc. Essas organizações possuem atividades repetitivas e são praticamente imutáveis, tende a seguir as regras estabelecidas, a qual corrompe o nível de motivação dos colaboradores.
Já a IBM a contratação é terceirizada, pois é uma empresa de tecnologia mundial. Geralmente a contratação é feita por meio de contratado de trabalho, quando o contrato termina os vínculos daquele trabalhador se finda, a não ser que a IBM tenha interesse de renovar o contrato. É incorreto afirmar que as pessoas que ali trabalham tenham seus direitos trabalhistas tolhidos, pois eles têm sim seus direitos, a forma de contratação é diferenciada,