FREEDOS
História 2.2
Características 6
Ferramentas 6
Compatibilidade e Funcionalidade. 5
Quem usa o FreeDOS. 6
Como chegar ao FreeDOS. 6
Licença 6
Conclusão 6
Bibliografia 6
O SOFTWARE
FreeDOS (anteriormente nomeado FreeDOS e PD-DOS) é um sistema operacional para a arquitetura x86 (IBM PC, Intel e compatíveis) que visa ter compatibilidade com os programas dos já conhecidos. Possui licença open-source (GPL - a mesma do Linux) podendo ser copiado, utilizado e modificado livremente. O FreeDOS é construído como um conjunto de diferentes programas, que atuam como pacotes assim como Linux.
Como um membro da Família DOS, FreeDOS provê principalmente o acesso a disco e ao sistema de arquivos por meio do núcleo, e parcialmente o gerenciamento de memória, mas não tem nenhuma interface gráfica, apesar de poder ser instalada como pacote adicional, incluso no CD de instalação.
O FreeDOS funciona em máquinas antigas como os IBM PCs bem como nas mais atuais. Assim como o MS-DOS, ele inicia de um disquete ou disco rígido, mas também pode ser carregado a partir de memória ROM. Ao contrário da sua contraparte proprietária, FreeDOS suporta arranque via CD-ROM, e qualquer pessoa é livre para criar suas próprias versões e distribuições, sem precisar pagar nenhuma espécie de royalty. FreeDOS é software livre e de código aberto, licenciado pela GNU GPL.
O objetivo do FreeDOS é oferecer compatibilidade a quem deseja rodar jogos de computador e programas antigos feitos para sistemas operacionais compatíveis com DOS não compatíveis com os sistemas operacionais atuais, provendo suporte a aplicações Internet usando interface DOS.
O objetivo do projeto FreeDOS é criar outra implementação do MS-DOS. DOS é um sistema popular, e há uma abundância de hardware já disponível que está pronto para apoiá-lo. Microsoft não vai desenvolver DOS para sempre, e não se pode contar com terceiros, e entidades comerciais