Freebsd
O FreeBSD é um sistema operativo gratuito que tal como o Linux, Windows, MacOS etc., lhe permite correr programas no seu computador. Este programa é destinado à profissionais com prévia familiaridade em ambiente Unix e sistemas de informação baseados em redes TCP/IP. O contato do profissional com FreeBSD pode ser de superficial ou nulo à intermediário. São abordados tópicos introdutórios, de níveis básicos, até abordagem intermediária e avançada; durante o treinamento são revisados conceitos básicos de Unix, abordado com detalhes expressivos noções históricas e essenciais do ambiente Unix, e em especial de linhagem BSD Unix. O modelo de desenvolvimento do FreeBSD, a filosofia por trás do Código Aberto e do Software Livre, instalação racional e projetada, manutenção e aperfeiçoamento de servidores, sistemas e serviços FreeBSD são o objetivo principal do treinamento, destacando sempre as capacidades e particularidades do sistema operacional. 2 Objetivo: O objetivo do Projeto FreeBSD é oferecer um software que possa ser utilizado para qualquer finalidade e sem obrigações anexadas à esse código.
3 Fabricantes. As principais decisões relacionadas ao Projeto FreeBSD, como os objetivos e direção geral do projeto, e quem tem permissão para adicionar código à árvore de código, são tomadas por um grupo central (core tem) composto de 9 pessoas. Existe um grupo muito maior, composto de mais de 200 desenvolvedores, denominados committers, que tem autorização para fazer alterações diretamente na árvore de código do FreeBSD.
4 História do FreeBSD: BSD é a sigla para Berkeley Software Distribution. Trata-se de uma criação feita por estudantes na Universidade da Berkeley, da Califórnia, para aprimorar e acrescentar algumas funcionalidades ao sistema operacional Unix. A ideia inicial foi sofrendo mudanças rapidamente. Tantas que chegou a um ponto onde o BSD virou, praticamente, um novo sistema operacional. Em livros e artigos sobre BSD é comum citarem o