FREEBSD
FREEBSD
SÃO CAETANO DO SUL
2014
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
FREEBSD
Trabalho feito para a disciplina de Sistemas Operacionais 2, apresentado no curso de Ciências da Computação, da área de Informática. Aplicado na Universidade de São Caetano do Sul.
Prof. Carlos Eduardo Bognar
SÃO CAETANO DO SUL
2014
RESUMO
Com a proposta de apresentação e aprendizado, estaremos esclarecendo sobre o sistema operacional FreeBsd. Entre elas suas características, o modo como gerencia sua memoria, seus processos, mecanismos de segurança, aspectos de mercado, entradas e saídas, etc.
O material conta com diversas fontes, grupos de discussões e comunidades que ajudaram a construir e lapidar o conteúdo.
Palavras-chave: FreeBsd, Processos, Gerenciamento, Memoria.
Sumário
1 INTRODUÇAO
1.1 HISTÓRIA DO FREEBSD
Nos anos 70, existia um sistema UNIX da AT&T que era de código fechado mas que continua muitos códigos de outros projetos, inclusive códigos do Grupo de Pesquisas de Ciências Computacionais(CSRG) da Universidade da Califórnia em Berkeley. A CSRG lançava fitas magnéticas com cópias de software, que chamavam de Distribuição do Software de Berkeley ou BSD. Continuam programas de nível usuário.
Quando a CSRG fechou contrato com a Agência de pesquisas e projetos de avançados de defesa (DARPA), para atualiza protocolos de internet. Foi criado então os Protocolos de Internet, posteriormente chamados de TCP/IP. E estavam presentes na versão 4.2BSD.
Quando a AT&T criou o System V, no código não tinha suporte a networking, foi preciso incluir software adicionais do BSD, como o TCP/IP. Chamados de Extensões de Berkeley.
As fitas magnéticas BSD continham código fonte AT&T e por isso precisavam de licença. Infelizmente a verba da CSRG estava