Frederick winslow taylor “o pai da organização cientifica do trabalho”
Administração Cientifica é um modelo de administração desenvolvida por Frederick Taylor. Neste trabalho iremos apresentar um pouco sobre a vida de Taylor, suas conquistas e sobre seu desenvolvimento e o principio da Administração Cientifica.
2 BIOGRAFIA
Frederick Winslow Taylor
“O Pai da Organização Cientifica do Trabalho”
Frederick Taylor nasceu em uma família de classe média em março de 1856, no subúrbio da Filadélfia, Estados Unidos. Seu pai era um advogado muito bem sucedido e sua mãe era feminista e abolicionista. Graças a situação financeira razoável de sua família, Taylor teve a oportunidade de estudar em colégios de qualidade, pois os planos para seu futuro era se tornar advogado pela Universidade de Harvard, seguindo assim os passos do pai, que se formou em Princeton.
Aos 18 anos, Taylor foi aceito no curso de leis em Harvard, porém acabou mudando seus planos, e foi trabalhar como operário em uma oficina mecânica, ele trabalhou na fabricação de modelos e em máquinas-ferramentas.
Aos 22 anos, depois de um período muito difícil, Taylor conseguiu um emprego nas oficinas de construção de maquinas, onde por sorte foi chamado para o cargo de contador. Logo mais foi chamado para o cargo de torneiro e mais tarde tornou-se mestre dos tornos, onde recebeu bastante destaque. Taylor sabia como lidar com problemas e tomar decisões, por isso foi promovido a chefe de sessão e mais tarde a contramestre. Aos 23 anos, quando ainda era capataz, Taylor começou aplicar os processos científicos. Inventou um método de corte rápido para aço
Na Época, graças ao sistema de pagamento por peça ou por tarefa, os patrões queriam ganhar o Maximo na hora de fixar um preço por tarefa, e os operários procuravam ganhar fazendo com que parecesse que não se podiam produzir mais do que um determinado numero de peças por dia, para isso, reduziam o ritmo de produção , procurando contrabalançar, desta forma, o pagamento por peça determinado pelos patrões.